No dia 1º de novembro aconteceu a estreia do espetáculo “Belém da Fé, do Cheiro e do Sabor”, protagonizado pelos atendidos da Estação Conhecimento Tucumã. O espetáculo é realizado anualmente na instituição e visa resgatar a história e cultura do estado, dessa vez, trazendo as tradições da capital paraense.
A encenação narra a história de um avô que, ao ajudar sua neta com um dever de casa sobre a cidade de Belém, apresenta a ela as histórias e tradições de Belém. A apresentação se inicia com a representação do Círio de Nazaré, uma grandiosa manifestação de fé realizada anualmente em outubro. Ao longo do espetáculo, outros costumes de Belém são retratados, como a preparação da maniçoba, um prato típico dessa época, que deve ser cozido por pelo menos sete dias para eliminar as toxinas da folha da mandioca.
Os personagens também destacam a rica diversidade cultural de Belém, apresentando elementos como o carimbó, popularizado pelo cantor paraense Pinduca; a dança do siriá; e as festas de aparelhagem, nascidas na periferia da cidade e hoje marcadas por estruturas grandiosas de áudio, luz e efeitos pirotécnicos. O espetáculo também retrata o icônico Mercado do Ver-o-Peso, famoso pela venda de ervas e banhos tradicionais; a clássica partida de futebol entre Remo e Paysandu; e a chegada da colônia japonesa, cuja influência permanece viva até os dias de hoje
Para a Coordenadora Cultural da Estação Conhecimento Tucumã, Anne Priscila, a construção e apresentação do espetáculo é uma poderosa ferramenta de aprendizado. “Desde a construção do espetáculo, os ensaios e a apresentação final, é estimulado nos atendidos o respeito, dedicação, empatia e disciplina. O espetáculo não apenas amplia o conhecimento dos alunos de Tucumã sobre a cultura paraense, mas também ajuda a se conectar com um território mais amplo, promovendo a valorização da própria identidade e ampliando sua compreensão sobre as diversas culturas que compõem o Pará”, finaliza.
Foram cerca de seis dias de apresentações, onde os familiares dos atendidos, autoridades municipais, colaboradores da EC Tucumã e convidados puderam prestigiar.
A Estação Conhecimento Tucumã
Mantida pela Fundação Vale, com apoio da Vale e parceiros, a Estação Conhecimento Tucumã é um espaço dedicado ao atendimento integral de famílias dos municípios de Tucumã e Ourilândia do Norte. A instituição promove atividades gratuitas nas áreas de educação integral, saúde, esporte educacional, cultura e assistência psicossocial, alinhadas às políticas públicas. O trabalho é realizado por equipes multiprofissionais, em conjunto com a rede intersetorial do território