Cultura

A Estação Conhecimento constitui um espaço de convivência que oferta diferentes atividades culturais no horário de contraturno escolar incluindo oficinas de teatro, dança, música, percussão, mídias digitais e comunicação. As Oficinas culturais visam propiciar aos participantes o desenvolvimento e a valorização de habilidades artística e socioculturais, assim como, desenvolver a autoestima, valorização e potencial artístico de cada um, além de interagir e incentivar os participantes a contribuir de forma dinâmica e prática no resgate das manifestações artística.


Oficina de Música:

A oficina de música tem o objetivo de promover a Educação Transformadora e o exercício da cidadania por meio de ações integradas e complementares ao desenvolvimento cultural, educacional e psicossocial das crianças e adolescentes, ofertados no âmbito da EC.  Incentivando à criatividade, a expressividade e ao desenvolvimento de aptidões e habilidades musicais, na construção das trilhas sonoras, na maioria das vezes de autoria coletiva que fazem parte dos espetáculos e culminâncias desenvolvidos.

Oficina de dança:

A dança educa, acolhe, transforma e disciplina, através dos seus movimentos permitindo o crescimento físico e um equilíbrio mental, além de proporcionar uma atividade prazerosa e de sublime beleza, com os seus diferentes ritmos, valorizando a cultura local e nacional.

Oficina de Teatro:

O teatro proporciona a descoberta de si mesmo, do outro, da plateia, da comunidade, do mundo. Durante a oficina são trabalhadas as mais diversas emoções, expressões corporais e faciais de acordo com o gênero a ser trabalhado, favorecendo um maior conhecimento sobre si, buscando sempre superar desafios como a timidez, proporcionando o aumento da autoestima. Além de apresentar a noções básicas de outras áreas que fazem parte de um espetáculo como: iluminação, mapa de palco, figurino, confecção de adereços e cenários. Tendo como resultado uma maior socialização, compartilhamento de saberes, respeito as diversidades, e a construção coletiva de ideias

Oficina de Percussão:

A oficina de percussão proporciona o acesso ao conhecimento dos instrumentos percussivos, do conceito e tipos de ritmos, tempos e exercícios de batidas rítmicas. Deste modo, os participantes passam a conhecer melhor os ritmos populares brasileiros, em especial os ritmos paraenses e suas origens.  A oficina fomenta ainda a confecção de instrumentos alternativos pelos beneficiários, usando em parte, materiais reciclados, contribuindo no desenvolvimento da coordenação motora e despertando novos valores frente aos problemas ambientais, bem como, colaborando para a construção de uma sociedade mais sustentável. 

Oficina de Mídias Digitais: 

As mídias digitais ganharam muita importância na atualidade e possui um grande potencial como ferramenta geradora de conteúdos e disseminação da cultura. Nela os participantes aprendem sobre os tipos de mídias, fotografia, partes e funções da câmera, fotometria, iluminação, distância objetiva, edição fotográfica, noções de áudio e vídeo, enquadramento, produção e edições de vídeos. Deste modo, a oficina oportuniza o compartilhamento de ideias e conhecimentos de diferentes culturas com crianças e adolescentes estimulando o senso crítico e suas habilidades cognitivas para experimentação do desconhecido na área.

Oficina de Comunicação e Recursos Tecnológicos: 

A comunicação é a principal forma de transmitir informações, além disso, também possui a finalidade de promover interações sociais mais compreensíveis. A oficina visa desenvolver e aprimorar as formas de comunicação dos participantes, dando a eles o conhecimento sobre as suas principais vias, sendo elas verbal, não verbal e escrita; explanando sobre os tipos e gêneros textuais, estratégias de comunicação, mediação e divulgação de informações relevantes aos seus contextos aliando as ferramentas tecnológicas que viabilizam e potencializam a finalidade da comunicação.