Durante o mês de abril, em alusão à campanha “Abril Azul”, a equipe de saúde da Estação Conhecimento Tucumã promoveu uma série de atividades com foco na conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com práticas inclusivas valorizando as capacidades e potenciais de crianças e adolescentes com autismo.
A primeira iniciativa, realizada com os atendidos da EC assim como com todos os colaboradores, foi o circuito de estímulos “Explorando o Mundo de Jeitos Diferentes”. O circuito sensorial funciona como um percurso com diferentes estações que estimulam os cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar), a consciência corporal, o equilíbrio e movimento.
Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) frequentemente têm hipersensibilidade ou hipossensibilidade sensorial — ou seja, podem sentir estímulos como luz, som, toque, cheiros ou movimentos de forma mais intensa ou mais fraca do que outras pessoas. O circuito sensorial ajuda demonstra isso por meio das experiências físicas.





Após essa vivência, todos participaram de uma roda de conversa intitulada “Compreender para Incluir: Um olhar sobre o Autismo”. O encontro teve como propósito desconstruir preconceitos e ampliar o conhecimento sobre as particularidades, necessidades e capacidades das pessoas dentro do espectro autista, proporcionando aos atendidos e colaboradores informações valiosas sobre o tema.
A Estação Conhecimento Tucumã reafirma seu compromisso com a inclusão e o respeito à diversidade, acolhendo também o público autista em suas ações e reforçando a importância de construir um ambiente cada vez mais acessível, humano e sensível às diferenças.



Sobre a Estação Conhecimento
A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.