“Como Escutar o Outro Pode Transformar Vidas”: EC Tucumã realiza capacitação sobre escuta ativa

A Estação Conhecimento Tucumã promoveu, no dia 2 de maio, uma capacitação para todos os colaboradores e equipe terceirizada com o tema “Como Escutar o Outro Pode Transformar Vidas”, trazendo à tona a importância da escuta ativa, sensível e transformadora no cotidiano institucional. Mais do que ouvir palavras, o ato de escutar envolve atenção aos silêncios, aos gestos, aos comportamentos e às emoções que nem sempre são verbalizadas.

O objetivo central da capacitação foi sensibilizar e preparar os profissionais para reconhecer os diversos sinais que crianças e adolescentes podem apresentar quando vivenciam situações de sofrimento emocional referente as diversas transformações das fases da vida ou até mesmo violência sexual. A escuta, nesse contexto, é compreendida como uma ferramenta de acolhimento e proteção, um instrumento que pode salvar vidas.

Durante o encontro, os colaboradores foram convidados a refletir sobre o papel da escuta no ambiente da Estação Conhecimento, entendendo que todo colaborador, independentemente da função que exerce, pode ser um elo de confiança para quem está em sofrimento.

Ao capacitar seus colaboradores, a Estação Conhecimento Tucumã reafirma seu compromisso com promoção da proteção integral de crianças e adolescentes, entendendo que escutar com atenção, respeito e sensibilidade é um ato de cuidado, responsabilidade social e transformação.

Sobre a Estação Conhecimento

A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.