Curso de panificação fomenta geração de renda para famílias atendidas pela EC Tucumã

Entre os dias 09 e 13 de junho de 2025, a Estação Conhecimento Tucumã promoveu o Curso de Panificação e Outras Massas, voltado para os responsáveis familiares dos atendidos da instituição. A iniciativa, que contou com a participação de 18 mulheres, teve como objetivo principal estimular o empreendedorismo e a geração de renda, contribuindo para a autonomia financeira dessas famílias em situação de vulnerabilidade social.

Durante uma semana de aulas intensivas, as participantes aprenderam técnicas práticas de produção de pães, bolos e massas variadas. O curso também abordou noções básicas de higiene, manipulação de alimentos e dicas para precificação e vendas.

Além do aprendizado técnico, o curso proporcionou um ambiente de acolhimento, troca de experiências e fortalecimento de vínculos entre as participantes. A ação reafirma o compromisso da Estação Conhecimento Tucumã com o desenvolvimento integral das famílias, promovendo oportunidades que impactam positivamente a qualidade de vida e o protagonismo feminino.

A atividade foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Tucumã e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) instituições formadoras e instrutores especializados, garantindo qualidade e aplicabilidade imediata dos conhecimentos adquiridos. Ao final do curso, todas as participantes receberam certificado de conclusão.

Sobre a Estação Conhecimento

A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.

Texto: Caio Mascarenhas