No dia 18 de junho, a Estação Conhecimento realizou a Feira Cultural “Vozes da Floresta”, com o objetivo de valorizar as diversas expressões culturais presentes no território, fortalecendo os talentos, as tradições e promovendo a diversidade cultural da comunidade. O evento contou com a participação de aproximadamente 1.000 pessoas.
A abertura da Feira ficou por conta da banda “Estação Sonora”, formada por atendidos da EC Tucumã, que emocionou o público com a apresentação da música autoral, que leva o mesmo nome do evento, acompanhada por uma apresentação de dança.








Ao longo da programação, mais de 10 artistas e bandas locais se apresentaram, proporcionando uma noite repleta de cultura, música e entretenimento. Diversos estilos musicais marcaram presença, como gospel, forró, sertanejo, pop e MPB. A cantora Gabi Araújo destacou a importância do evento para sua trajetória. “Foi minha primeira apresentação para um público desse porte. Já me apresentei em TV e em bares, mas em um evento desse tamanho foi a primeira vez. Me senti incentivada e muito acolhida, pois é fundamental termos esses espaços para iniciarmos. Eventos como o da Estação Conhecimento são muito importantes para nós, artistas locais”, afirmou.
As famílias atendidas pela EC Tucumã também participaram ativamente, por meio de barracas de alimentação, artesanato e pintura indígena. Para a empreendedora Vanessa Teixeira, o evento representou uma oportunidade de fortalecer seu negócio. “Achei excelente essa oportunidade de estarmos aqui, divulgando e comercializando nossos produtos. Muitas pessoas conheceram meu trabalho e, inclusive, solicitaram encomendas de bolos e doces. Sem dúvida, tem sido muito proveitoso para todos nós”, ressaltou.











Sobre a Estação Conhecimento
A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.
Texto: Caio Mascarenhas