A Estação Conhecimento de Tucumã promoveu, no dia 30 de agosto, a Feira das Profissões 2025. O tema escolhido para este ano foi “Empreendedorismo Social”, abordagem constantemente trabalhada nas iniciativas da instituição. O encontro teve como propósito ampliar o acesso ao ensino superior, reunindo 11 instituições de ensino que apresentaram seus cursos de graduação e formação técnica disponíveis em Tucumã e Ourilândia do Norte. Ao todo, 512 pessoas prestigiaram a programação.
A abertura contou com a palestra magna “Empreender para Crescer”, ministrada pelo consultor e estrategista de negócios André Lasta, que destacou a relevância do empreendedorismo social. Durante sua apresentação, reforçou que é possível transformar realidades locais por meio de iniciativas inovadoras e sustentáveis, capazes de unir geração de renda e impacto positivo para a comunidade.




Entre as instituições participantes estiveram Super Cérebro, Uninter, Aciapt, Colégio Sistema, Uniasselvi, Sala do Empreendedor, UniBTA, Sebrae, Unip, Unicesumar e Microlins, que apresentaram ao público seus diferenciais em cursos profissionalizantes, técnicos e de nível superior, contribuindo para o esclarecimento de dúvidas sobre carreira e mercado de trabalho. A programação também incluiu a aplicação de um teste vocacional, ferramenta que auxilia os jovens a identificarem seus interesses, aptidões e valores, relacionando-os a possíveis áreas de estudo e atuação profissional.






Em sintonia com o tema central do evento, as famílias atendidas pela Estação Conhecimento que participaram de cursos de capacitação, também estiverem presentes no evento comercializando seus produtos, valorizando o aprendizado adquirido nas oficinas e gerando renda.
A Feira das Profissões 2025 reafirmou o compromisso da Estação Conhecimento de Tucumã em criar oportunidades para a juventude e suas famílias, promovendo inclusão social, valorização da educação e incentivo ao empreendedorismo como caminhos para o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Sobre a Estação Conhecimento
A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.
Texto: Caio Mascarenhas