Arte, cultura e Amazônia: EC Tucumã apresenta o espetáculo “Vozes da Floresta”

A Estação Conhecimento Tucumã realizou, durante todo o mês de novembro de 2025, as apresentações do espetáculo teatral “Vozes da Floresta”, produção que integra o calendário anual de encerramento das atividades culturais da instituição. As sessões reuniram 722 pessoas, entre atendidos, familiares e parceiros, celebrando a união entre arte, cultura e educação ambiental.

Com roteiro original desenvolvido pelos próprios atendidos a partir das oficinas culturais (teatro, musicalização, percussão, artes visuais, mídias digitais, modelagem de figurino, dança e karatê) o espetáculo apresenta uma narrativa que entrelaça mitologia, história e realidade para valorizar a diversidade cultural da Amazônia, com ênfase nos povos indígenas e quilombolas do Pará. A peça aborda temas como resistência ancestral, preconceito, racismo estrutural e ambiental, convidando o público à reflexão e ao reconhecimento das vozes historicamente silenciadas.

A história é guiada por Curupira, protetor da floresta, e por Mãe Terra, símbolos da conexão entre passado e presente. Ao longo da narrativa, personagens encantados como Jarina (arara), Herondina (onça) e Mariana (cobra) representam a força da natureza e a espiritualidade amazônica. O jovem indígena Apoenã trilha um caminho de descoberta e resistência, enquanto figuras como O Ouvidor e Salmomeira destacam a sabedoria e a força dos quilombos.

“Vozes da Floresta” reafirma o compromisso da Estação Conhecimento Tucumã com a formação cidadã, a promoção da cultura regional e a preservação do meio ambiente, consolidando novembro como o mês em que a instituição compartilha com a comunidade os resultados das atividades artístico-culturais desenvolvidas ao longo do ano.

Sobre a Estação Conhecimento

A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.

Texto: Caio Mascarenhas