Conscientização dos Comportamentos: grupo de crianças e adolescentes visa desenvolver habilidades emocionais

Visando o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e adolescentes atendidas pela Estação Conhecimento Tucumã, mensalmente é desenvolvido um trabalho em grupo que permite a interação e construção da identidade, o fortalecimento de habilidades socioemocionais e a ressignificação de experiências, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade social, grupo esse comandado pela psicóloga da EC. No mês de março, os encontros foram nos dias 17 e 18.

O tema trabalhado nesse encontro foi a Conscientização dos Comportamentos, abordando o desenvolvimento da consciência individual e coletiva. O intuito é que os atendidos possam compreender como seus comportamentos afetam o meio em que vivem, criando um sendo de responsabilidade. Isso significa que, ao modificar ações no nível local, como respeitar o próximo, preservar o ambiente e promover relações saudáveis, contribui-se para mudanças maiores no contexto global.

A conscientização dos comportamentos é uma ferramenta essencial na psicologia para auxiliar crianças e adolescentes a se tornarem indivíduos mais reflexivos, responsáveis e preparados para lidar com desafios sociais e emocionais. Quando eles compreendem o impacto de suas ações – tanto positivas quanto negativas –, passam a agir de forma mais consciente, promovendo ambientes mais harmoniosos e saudáveis em todos os espaços em que estão inseridos.

Sobre a Estação Conhecimento

A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.