A Estação Conhecimento Tucumã, durante o mês de novembro, realizou dois cursos de capacitação voltados à geração de renda: derivados do leite e biscoitos. As formações foram promovidas em parceria com a Prefeitura de Tucumã, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Tucumã e Ourilândia do Norte, e tiveram como público-alvo as famílias atendidas pela EC. Ao todo, cerca de 40 pessoas participaram das atividades.
No curso de derivados do leite, as participantes produziram diferentes alimentos, como iogurte natural, queijos de diversos sabores, requeijão e doces, ampliando o repertório de técnicas e possibilidades de comercialização. Já o curso de biscoitos abordou a produção de diversos tipos e sabores, incluindo biscoitos temáticos para o Natal, com foco na criação de alternativas de renda extra para o período de fim de ano.
As ações tiveram como foco incentivar o protagonismo produtivo e ampliar oportunidades de geração de renda, fortalecendo a autonomia econômica de famílias em situação de vulnerabilidade social. Para além da qualificação técnica, os cursos também se consolidaram como espaços de convivência, troca de experiências e fortalecimento de vínculos comunitários entre as participantes.






Sobre a Estação Conhecimento
A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.
Texto: Caio Mascarenhas
