A Estação Conhecimento Tucumã constitui um espaço de convivência que oferta diferentes atividades culturais no horário de contraturno escolar incluindo oficinas de teatro, dança, música, percussão, mídias digitais e comunicação. As Oficinas culturais visam propiciar aos participantes o desenvolvimento e a valorização de habilidades artísticas e socioculturais, assim como, desenvolver a autoestima, valorização e potencial artístico de cada um, além de interagir e incentivar os participantes a contribuir de forma dinâmica e prática no resgate das manifestações artística.
Oficina de Musicalização:
A oficina de musicalização tem o objetivo de promover a educação transformadora e o exercício da cidadania por meio de ações integradas e complementares ao desenvolvimento cultural, educacional e psicossocial das crianças e adolescentes, ofertados no âmbito da EC Tucumã. Incentivando à criatividade, a expressividade e ao desenvolvimento de aptidões e habilidades musicais, na construção das trilhas sonoras, na maioria das vezes de autoria coletiva que fazem parte dos espetáculos e culminâncias desenvolvidos.
Oficina de Teatro:
O teatro proporciona a descoberta de si mesmo, do outro, da plateia, da comunidade, do mundo. Durante a oficina são trabalhadas as mais diversas emoções, expressões corporais e faciais de acordo com o gênero a ser trabalhado, favorecendo um maior conhecimento sobre si, buscando sempre superar desafios como a timidez, proporcionando o aumento da autoestima. Além de apresentar a noções básicas de outras áreas que fazem parte de um espetáculo como: iluminação, mapa de palco, figurino, confecção de adereços e cenários. Tendo como resultado uma maior socialização, compartilhamento de saberes, respeito as diversidades, e a construção coletiva de ideias
Oficina de Percussão:
A oficina de percussão proporciona o acesso ao conhecimento dos instrumentos percussivos, do conceito e tipos de ritmos, tempos e exercícios de batidas rítmicas. Deste modo, os participantes passam a conhecer melhor os ritmos populares brasileiros, em especial os ritmos paraenses e suas origens. A oficina fomenta ainda a confecção de instrumentos alternativos pelos beneficiários, usando em parte, materiais reciclados, contribuindo no desenvolvimento da coordenação motora e despertando novos valores frente aos problemas ambientais, bem como, colaborando para a construção de uma sociedade mais sustentável.
Oficina de Mídias Digitais:
As mídias digitais ganharam muita importância na atualidade e possui um grande potencial como ferramenta geradora de conteúdos e disseminação da cultura. Nela os participantes aprendem sobre os tipos de mídias, fotografia, partes e funções da câmera, fotometria, iluminação, distância objetiva, edição fotográfica, noções de áudio e vídeo, enquadramento, produção e edições de vídeos. Deste modo, a oficina oportuniza o compartilhamento de ideias e conhecimentos de diferentes culturas com crianças e adolescentes estimulando o senso crítico e suas habilidades cognitivas para experimentação do desconhecido na área.
Oficina de Conceitos Tecnológicos:
A oficina de conceitos tecnológicos abrange não apenas a informática, mas também uma variedade de ferramentas que tornam as tarefas mais fáceis e ágeis.
Nesta oficina, os atendidos aprendem informática de forma divertida e fascinante, bem como desenvolvem projetos que despertem a curiosidade e inspirem os educandos a buscar novos conhecimentos.