Educação

PRÁTICAS EDUCATIVAS

A Estação Conhecimento de Tucumã adota ações educativas que se caracterizam em possibilitar a transformação social, permitindo as crianças, adolescentes e jovens o direito de escolha, de participação e de manifestação de seus interesses. Nesta perspectiva são priorizadas práticas que favoreçam atividades culturais, de criação, esporte, cultura, lazer e troca de vivência, desenvolvidas nos mais variados espaços.

Para o educador que atua neste cenário é necessária uma flexibilidade em suas ações, conhecimento e experiências, relativas à gestão participativa, competência e habilidade no enfrentamento dos problemas e conflitos existentes, conhecimento do processo histórico e social, em que está inserido, comprometimento e envolvimento com o trabalho. Todos estes elementos compreendem a legitimação das práticas educativas. A Estação Conhecimento de Tucumã disponibiliza atividades educativas como modalidades esportivas, oficinas culturais, oficinas e acompanhamento pedagógico e aulas de Informática visando o desenvolvimento integral dos participantes.

 

INFORMÁTICA

A oficina de informática básica e avançada são desenvolvidas com crianças, adolescentes e jovens com a finalidade de desenvolver as capacidades e competências para a vida. Para tanto, são consideradas as capacidades de cada faixa etária, em aulas práticas e teóricas. A informática é utilizada como recurso pedagógico e na construção de um espaço de convivência, contribuindo para a efetivação da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 04 a 06 anos

O SCFV para crianças de 4 a 6 anos oferece, além dos cuidados com a criança, atividades de caráter cognitivo, linguístico, psicomotor, sócio afetivo e de saúde através de vivências que propiciam a manifestação e a ampliação de conhecimentos de seu interesse, tomando como base a interação do indivíduo com o meio físico, social e cultural. A ludicidade permeia as diversas atividades e oficinas visando atender às necessidades e interesses das crianças, e por meio dela promover o conhecimento da criança a respeito de si e do mundo, construir conceitos, interagir com manifestações e tradições culturais e estimular a autonomia infantil.

 

 

Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos para crianças de 7 a 12 anos
Esse serviço tem por objetivo proporcionar às crianças de 7 a 12 anos um ambiente lúdico e acolhedor, interdisciplinar e desafiador, favorável ao desenvolvimento das múltiplas inteligências, fomentando a expressão de pensamentos, a pesquisa, o desenvolvimento de senso crítico e da criatividade, do envolvimento cultural, com a tecnologia e as práticas multiesportivas através de apoio pedagógico, oficinas temáticas e criativas como teatro, musicalização, dança e outras.

A principal finalidade desta atividade é desenvolver na criança a capacidade de aprendizagem e a formação da cidadania, complementando o trabalho realizado pela escola da rede oficial de ensino, contribuindo para o pleno desenvolvimento da capacidade de leitura, escrita, raciocínio lógico e compreensão do meio ambiente natural e social.

 

 

LEITURA
O espaço de leitura adota o conceito de biblioteca viva, proporcionando um ambiente lúdico e socializador. Sua organização é feita de modo a ficar atrativo para atuais e novos leitores e usuários do espaço. As atividades de leitura com crianças e adolescentes são trabalhadas da seguinte forma: ilustração das histórias, rodas de leitura e oficinas de teatro para dramatização de textos literários.