Durante o ano, mensalmente, um tema transversal é abordado nas atividades de esporte e cultura da Estação Conhecimento Tucumã. Em março, o foco foi “Pensar Global, Agir Local – da Fumaça à Ação”, com o propósito de conscientizar os atendidos sobre sobre queimada e fumaça.
Vídeos didáticos, atividades lúdicas, rodas de conversa e confecção de materiais foram algumas dinâmicas realizadas para abordar o tema, com ênfase especial nas queimadas, na fumaça e na respiração — questões recorrentes na região em determinadas épocas do ano.
Durante as atividades, foi explicado a queimada como técnica agrícola muito utilizada no município, onde o agricultor tem o intuito de renovar e limpar a pastagem. No entanto, quando realizada sem controle, pode se transformar em incêndios de grandes proporções, causando sérios impactos ambientais.






Por meio de uma atividade interativa, os atendidos observaram a Serra dos Três Poderes, cartão postal da cidade frequentemente atingida por incêndios. A partir dessa análise, criaram pinturas ilustrando a paisagem antes e depois das queimadas, contrastando sua beleza natural com os danos causados pelo fogo. Essas pinturas fazem parte de um painel que fica exposto na instituição.
Com isso, a Estação Conhecimento Tucumã segue reforçando o seu compromisso de contribuir na formação de um cidadão consciente, engajados na preservação ambiental e na busca por melhorias contínuas para o território onde vivem.
Sobre a Estação Conhecimento
A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.