Estação Conhecimento Tucumã promove encontro esportivo e cultural dos projetos da PA-279

A Estação Conhecimento Tucumã realizou o 1º Encontro Esportivo e Cultural dos Projetos LIE da PA-279. O evento aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de janeiro e contou com a participação do Projeto Olímpico Edson Luciano Ribeiro, de Água Azul do Norte; do Programa de Iniciação Desportiva (PID), de Ourilândia do Norte; e dos atendidos do projeto Estação em Movimento, de São Félix do Xingu. Ao todo, participaram 171 atendidos.

O principal objetivo foi promover a integração entre os participantes dos projetos patrocinados pela Vale e Fundação Vale, através da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), ao longo da rodovia, fortalecendo o protagonismo juvenil por meio do esporte e da cultura. Para isso, os participantes foram divididos em equipes — azul, amarela, vermelha e laranja — a fim de estimular a integração, e não o sentimento de competitividade.

Durante os três dias de evento, foram realizadas práticas esportivas como futebol, atletismo, natação e voleibol. As atividades culturais desenvolvidas na Estação Conhecimento Tucumã também foram apresentadas aos demais participantes por meio de oficinas de musicalização, arte e artesanato, mídias digitais, karatê e dança.

Os atendidos também produziram bandeiras e gritos de guerra, promovendo o pertencimento e o espírito de equipe. A programação contou, ainda, com jogos de tabuleiro e de raciocínio lógico, além de gincanas e atividades em grupo.

O 1º Encontro Esportivo e Cultural dos Projetos LIE da PA-279 é uma iniciativa estratégica para o fortalecimento das ações desenvolvidas no território, promovendo experiências que integraram esporte, educação e cultura. A participação dos adolescentes ampliou perspectivas, incentivou o protagonismo juvenil e contribuiu para o desenvolvimento pessoal e social dos envolvidos. Dessa forma, os projetos patrocinados via Lei de Incentivo ao Esporte — Estação Conhecimento, Projeto Olímpico Edson Luciano Ribeiro e PID — reafirmam seu compromisso com o desenvolvimento humano, territorial e sustentável, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com os princípios da formação integral.

Sobre a Estação Conhecimento

A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.

Texto: Caio Mascarenhas