Fique de Olho

Acesso à leitura e Inclusão na Estação Conhecimento

No dia 11/01/22, a partir das 9h, ocorreu a inauguração da sala interativa de recursos multifuncionais nas dependências da Estação Conhecimento de Tucumã. Na sala serão atendidos crianças e adolescentes com necessidades especiais que contarão com equipamentos e materiais didáticos adaptados e profissionais especializados.

No mesmo evento, a sala de leitura foi reinaugurada devido ao acréscimo de 500 novos títulos ao acervo que atualmente conta com um total de 1.165 livros e a revitalização do espaço.

O evento teve um público restrito a fim de cumprir com as medidas de biossegurança para controle da pandemia. Dentre os presentes haviam representante de entidades, famílias beneficiárias, gestores dos projetos e autoridades locais, dos quais destacamos: Lívia Lira de Araújo, secretária municipal de Desenvolvimento Social;  Joel Mendes, secretário Municipal de Educação; Natalia Cunha da Sousa Lopes, Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde; Maria Cristina Santos e Nilvany Andrade representantes das APAES de Ourilândia do Norte e Tucumã, respectivamente; Vera Lucia Cunha, Presidente do NDHE, Irimar Rodrigues, Vice-Presidente do NDHE e Bruno Maciel, analista da Fundação Vale.

A programação contou com falas das autoridades, apresentações culturais e o simbólico desenlace das portas dos espaços inaugurados.

Culminância trimestral do Projeto Cultural “Contos e encantos do meu Pará” 

Em outubro foi realizada a culminância do primeiro trimestre das oficinas de Teatro, Dança, Percussão, Musicalização, Mídias Digitais, Comunicação e novas tecnologias ofertados no âmbito do Projeto Contos e Encantos do Meu Pará, subsidiado pelo FIA-2021. Devido as medidas de distanciamento social, a culminância das atividades foi uma produção audiovisual junto aos participantes apresentando o conteúdo que foi assimilado ao longo das oficinas

Educação Alimentar 

A nutricionista da EC abordou em uma atividade de educação nutricional o sistema agroalimentar visando ensinar como acontece a cultivação, a transformação e a distribuição dos alimentos até chegar a mesa dos educandos foi produzido um vídeo com a participação de um agricultor e em um fornecedor de alimentos. O vídeo intitulado “Heróis da Alimentação”, foi produzido em alusão ao dia mundial da alimentação, comemorado no dia 16 de outubro. 

Faça Bonito!! 

Em alusão a campanha “Faça Bonito”, sobre prevenção ao abuso e exploração sexual infantilos educadores da EC abordaram o tema adequando aos entendimentos e linguagens de cada faixa etária durante as vídeos chamadas com os crianças e adolescentes e também na transmissão da Live “Criança tem que ser criança” no dia 27/05/2021. A Live trouxe a participação de profissionais do CREAS e do Conselho Tutelar do município para um bate papo informativo sobre o tema e alcançou 352 visualizações dentro o público atendido pela Estação.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support