A Estação Conhecimento realizou, no dia 20 de agosto, uma ação voltada para a campanha Agosto Lilás, mês dedicado à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. O público participante foram as adolescentes atendidas pela instituição.
A atividade foi conduzida a partir da temática “O que esperam de nós e o que somos de verdade”, promovendo reflexões sobre as expectativas sociais impostas às mulheres, a influência da cultura patriarcal nos relacionamentos e os impactos dessas construções na vida das adolescentes.
Durante o encontro, também foi abordado o objetivo central do Agosto Lilás: conscientizar sobre a violência contra a mulher e divulgar a Lei Maria da Penha, que assegura a proteção integral das mulheres em situação de violência, prevendo medidas protetivas e mecanismos de enfrentamento. Nesse contexto, foram apresentados os diferentes tipos de violência: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial — evidenciando como podem se manifestar, muitas vezes de forma sutil, mas com efeitos significativos na vida das vítimas.







Outro ponto discutido foi o ciclo da violência, destacando tanto os fatores que podem levar uma adolescente a se envolver em um relacionamento abusivo quanto os elementos que podem contribuir para sua permanência nesse contexto. Paralelamente, ressaltou-se o papel das adolescentes como agentes de transformação social, reforçando que as escolhas feitas no presente têm impacto direto na construção do futuro.
O objetivo da ação foi demonstrar que, ao reconhecerem seu valor, ao cultivarem o respeito próprio e ao se posicionarem contra aprisionamentos sociais e culturais, as adolescentes assumem o protagonismo de suas trajetórias. Dessa forma, afirmam não apenas a construção de um futuro com liberdade, empoderamento e dignidade, mas também a importância de sua presença e voz no presente.
Sobre a Estação Conhecimento
A Estação Conhecimento Tucumã busca promover a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade por meio do desenvolvimento humano integral e da formação cidadã. É um espaço onde crianças, adolescentes e jovens podem exercer suas potencialidades a partir da reafirmação de seus direitos, sendo estes os orientadores das ações realizadas. Mantida principalmente pela Fundação Vale, a Estação Conhecimento Tucumã iniciou suas atividades em 2008 e conta com recursos incentivados da Vale, tendo a Wheaton Precious Metals, Posco e Hatch como parceiros investidores. Atualmente, a instituição tem cerca de 800 beneficiários diretos.
Texto: Caio Mascarenhas